domingo, 6 de outubro de 2013

Índios do século XXI e a Preservação do meio ambiente.




 Bom aquela boa imagem do índios parece já não ser a mesma, protetores das florestas e dos animais, ao que me parece nos tempos de hoje já não e bem assim, assim como os homens brancos os índios também sofrem pela ganancia, muitas tribos traficam animais silvestres caçam animais em risco de extinção, o que será que pode ter acontecido, influencia urbana contato com os branco.

 No entanto, esses índios mudaram após o contato com europeus que colonizaram o brasil. A partir dai começaram explorar seus recursos intensamente colaborando também para os impactos causados ao ambiente em que viviam que já estava em crise bem antes da colonização dos Portugueses, pois antes mesmo de Cabral o desmatamento e o uso insustentável da floresta já tinham começado. Assim começa a historia da exploração comercial da fauna silvestre brasileira, que pela sua diversidade passava a ideia de ser inesgotável.

No século XXI ,o índio já exerce um papel diferente na sociedade, hoje eles tem mais noção dos seus direitos e deveres, muitos estão cursando em universidades, escolas, trabalhando, o papel do índio, tem energia elétrica ,assistem televisão.

Mas ainda precisam de mais conhecimento sobre os riscos que certas espécies de animais correm de desaparecer, e que nenhum deus magico vai traze lá de volta a socialização do índio e muito importante, principalmente quando se trata da preservação do próprio ambiente onde eles vivem, por o conhecimento e um bem que deve ser utilizado em auxilio a todos então e chegada a hora de medidas educativas aos povos indígenas eles precisam participar mais ativamente da sociedade, pois eles veem de uma cultura totalmente dependente das floresta e aliar os índios a essa causa talvez seja uma das mais importante. Mais também não podemos tirar nosso corpo fora dessa, pois a maior culpa do desequilíbrio e nossa toda sociedade urbana e rural temos grande responsabilidade agora de garantir um meio ambiente sadio e sustentável para toda nação.

 A educação ambiental trabalhada de maneira holística e de grande importância para disseminação da cultura de preservação do meio ambiente, a educação ambiental talvez seja o nosso grande trunfo para envolver toda sociedade, por meio de medidas educativas em vários níveis, principalmente crianças e adolescentes que são os precursores dessa nova cultura que se inicia com mais responsabilidade e respeito a vida.

Atividade 2.2 pós graduação educação ambiental - UFLA.

2 comentários: